Biólogo de campo é uma das poucas profissões que a vida é literalmente uma aventura. Entre e sente um pouco para ler algumas histórias e estorias vividas em meio a Natureza em busca de conhecimento sobre nosso mundo natural.

Wednesday, May 16, 2007

O legado de Walter Bonatti

Por que Biologia? Esta é uma pergunta que sempre me fizeram e eu ficava pensando, pensando e as minhas memórias de adolecentes vieram a clarear esta duvida.

Lembro que aos 14 anos lia com voracidade os artigos escritos pelo aventureiro Walter Bonatti. Este cara era um fotografo italiano que viajava o mundo carregando sua mochila e seu equipamento fotográfico. Eram relatos de suas andanças pelas Ilhas de Komodo onde ele fotografara os Dragões. Lembro que ele utilizava cabras de isca. Lembro de seus relatos sobre sua viagem as nascentes do Rio Amazonas nos Andes peruanos. Isto tudo em pleno auge da Ditadura Militar. Comprava aquela revista da Bloch para ler as reportagens di italiano.

Não tinha nada claro sobre o que ser quando crescer, mas tinha uma grande simpatia pelas aventuras protagonizadas pelo Walter Bonatti.

Os anos passaram e eu entrei no curso de Historia Natural da Unisinos, onde tive a oportunidade de conhecer o Professor Flavio Silva que era o responsavel pelo Museu de História Natural da universidade.

Após algum tempo estagiando com ele no museu, vim a participar de uma expedição da universidade a um lugar fantástico que transformou minha mida. Fomos ao Rincão do Inferno em Lavras do Sul, no alto Rio Camaquã.

Lá estava eu carregando uma mochila e um equipamento fotográfico igualzinho ao Walter Bonatti. Descobri que era possível viver aventuras como o fotografo italiano.

No comments: